A ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA A ESTUDANTES DO 7º ANO DE MUNICÍPIO FRONTEIRIÇO DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295./mgren.v12i1.469

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Língua espanhola, Instrumento diagnóstico, Questionário

Resumo

Este estudo corresponde a uma proposta de um instrumento diagnóstico, mais precisamente, um questionário diagnóstico, elaborado no Núcleo de Espanhol do Programa de Residência Pedagógica da CAPES, vinculado à Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Esse Instrumento foi aplicado a estudantes do 7º ano de uma escola estadual no contexto de ensino remoto emergencial. Objetivamos apresentar o processo de elaboração do instrumento referido, analisá-lo e refiná-lo com base na literatura da área. Para a consecução de tais propósitos, recorremos ao referencial teórico a respeito dos tipos de avaliações utilizadas nas aulas de línguas adicionais (SANTOS, 2015; FERNANDES, 2008; ROSA; RODRIGUES, 2021), em específico a avaliação diagnóstica e seus benefícios (MATOS, 2011; BARBOSA, CUNHA, 2019; ROSA, RODRIGUES, 2021). Ademais, discorremos sobre a definição de questionário diagnóstico (REES; MELO, 2011; BARBOSA, 2008) e suas diferentes etapas de elaboração (GIL, 2008; COELHO; SOUZA; ALBUQUERQUE, 2020). A primeira versão do questionário diagnóstico estava constituída por dez itens, com o objetivo de coletar dados sobre o perfil tecnológico, linguístico e inclusivo dos participantes, bem como informações sobre seus gostos pessoais e suas preferências. A partir do cumprimento de alguns critérios estabelecidos por Coelho, Souza, Albuquerque (2020), em formato de checklist, apresentamos a segunda versão do questionário que, por sua vez, sofreu adequações e mudanças em virtude da nossa análise teórica. Após esta etapa, pudemos refletir sobre a importância do aperfeiçoamento do instrumento autoral para professores em formação e suas práticas pedagógicas e investigativas.

Biografia do Autor

Calebe Veiga Dias Rodrigues, Universidade Federal do Pampa

Licenciado em Letras – Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Licenciaturas pela Universidade Federal do Pampa.

Alecsânder Gonçalves, Universidade Federal do Pampa

Licenciando do curso de Letras – Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Licenciaturas da Universidade Federal do Pampa.

Eduardo de Oliveira Dutra, Universidade Federal do Pampa

Professor de espanhol, no curso de Letras-Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas, na Universidade Federal do Pampa.  Além disso, é docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas (PPGEL) nessa mesma instituição de ensino. 

Downloads

Publicado

2023-05-12

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos