A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO JEREMIAS A PARTIR DE CONSTRUÇÕES DE RAÇA E DE GÊNERO NA HQ JEREMIAS PELE, DE RAFAEL CALÇA E JEFFERSON COSTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v12i1.392

Palavras-chave:

História em Quadrinhos, Jeremias Pele, Discurso, Racismo

Resumo

O racismo, no Brasil, tem reflexos em esferas sociais como a família e a escola, delimitando práticas que desvelam desigualdade, violência, discriminação que ainda afetam a população negra no século XXI. Diante disso, neste artigo, traçamos por objetivo geral analisar a constituição identitária negra do sujeito Jeremias, na obra Jeremias Pele, uma História em Quadrinhos (HQs) escrita por Rafael Calça e ilustrada por Jefferson Costa (2018). A análise será feita com base no imbricamento da linguagem verbo-visual. Para tanto, inscrevemo-nos no campo dos Estudos Culturais em diálogo com a Análise de Discurso, especificamente, nas obras de Hirata (2014), Ribeiro (2019), Schwarcz (2017), Cesarino (2020), Hall (2016) e Foucault (1999; 2004) para pensar questões de identidade de gênero e de raça. A partir das análises, pudemos descrever como o racismo se encontra estrutural e socialmente presente, bem como ele incide na constituição de Jeremias a partir da trama narrativa da HQ analisada.

Biografia do Autor

Jeicinayra Vasconcelos Silva, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2022). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. 

Loyanny Alves Ramos, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI/ UEG) com pesquisa fomentada pela FAPEG. Integrante do Grupo de Estudos do Discurso e de Nietzsche (UEG - GEDIN/CNPq). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa pela FAVENI. Graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Inglesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás. Professora com experiência no Ensino Fundamental II, Ensino Médio e na Educação de jovens e adultos (EJA) pela rede pública e privada de ensino do Estado de Goiás. No momento, atua como docente do Ensino Superior do Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá. 

Guilherme Figueira-Borges, Universidade Estadual de Goiás

Doutor (2014) em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Atualmente, é Docente de Ensino Superior Doutor (DES IV) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) no Câmpus Inhumas, atuando no Curso de Letras e no Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI/UEG). Está credenciado, também, no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UFG Catalão). É coordenador do grupo de pesquisa: Grupo de Estudos do Discurso e de Nietzsche (GEDIN/UEG/CNPq).

Downloads

Publicado

2023-05-12

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos