DESLOCAMENTOS IDENTITÁRIOS NO ROMANCE HOW THE GARCÍA GIRLS LOST THEIR ACCENTS DE JULIA ALVAREZ

Autores

  • Lara Portella da Silva UFSM

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i2.385

Palavras-chave:

Identidade, Fluxos Migratórios, Estudos Culturais

Resumo

Os estudos de literaturas de fluxos migratórios procuram investigar os efeitos do deslocamento espacial e cultural em imigrantes e como as suas vidas são afetadas pelo contexto sociocultural em que estão inseridos. No romance How The García Girls Lost Their Accents, as histórias de vida de uma família dominicana-americana são abordadas com enfoque nas personagens Carla, Sandra, Yolanda e Sofía, as irmãs, cujas identidades são o eixo de estudo do artigo. O texto contempla a forçada mutação de identidades, o que tem como causa o ambiente espacial e o contexto social norte-americano. O presente artigo pretende trazer uma interpretação sobre os fenômenos que contribuíram tanto para as tentativas de construção das identidades americanas como para o apagamento das identidades dominicanas das meninas. Utiliza-se o aporte teórico de textos que abordam os estudos culturais a fim de analisar os temas centrais do enredo da obra ficcional. Assim, será demonstrado como as meninas García sofrem o processo de descentralização de si mesmas como consequência do deslocamento identitário pelo qual passam, resultando na fragmentação do “eu” de cada uma.

Biografia do Autor

Lara Portella da Silva, UFSM

É acadêmica do curso de Letras-Licenciatura – habilitação: Inglês e Literaturas da Língua Inglesa da Universidade Federal de Santa Maria desde 2020. Bolsista de Iniciação Científica no Grupo de Pesquisa Literatura e Identidade da UFSM. Voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
(PIBID) da UFSM.

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Publicado

2022-08-26

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários