A CASA DA FICÇÃO E SUAS MÚLTIPLAS JANELAS

DAS MUTAÇÕES E IMPASSES NA CRÍTICA LITERÁRIA DE HENRY JAMES AOS DESDOBRAMENTOS NO ROMANCE AS ASAS DA POMBA (1902)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i2.380

Palavras-chave:

Henry James, Crítica Literária, As Asas da Pomba

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão de como as diferentes perspectivas do projeto literário do escritor Henry James, produzidas por sua fortuna crítica, resultou, ao longo do século XX, nas mais diversas chaves interpretativas, como formalista, mimética, entre outras. Partimos de um tensionamento constitutivo da fortuna crítica produzida por teóricos como Austin-Smith (1992), Blackmur (1984), Booth (1983), Lubbock (1976), Wellek (1958) e Bellei (1998) para examinarmos a tendência estabelecida em produzir uma crítica pautada tanto em seus ensaios e prefácios sobre a natureza do romance, a exemplo de seu livro A Arte da ficção (1884; 1995), quanto de sua prolífica prosa ficcional. Para além de uma mera revisão e apresentação sistemática da fortuna crítica de Henry James, tal reflexão tem por objetivo estabelecer o mote para, na segunda seção do texto, discutirmos como os procedimentos de elisão entre o narrador onisciente com personagens refletores (Beach, 1932), no romance As Asas da Pomba (The Wings of the Dove, 1902), juntamente com telling and showing (Booth, 1983), narrador onisciente (Friedman, 2002) e ambientação reflexa (Lins, 1976) constituem um conjunto de experimentos estéticos que conferem a Henry James a alcunha de um escritor avant lalettre no modernismo em língua inglesa.

Biografia do Autor

Cléverson Felix Rodrigues, Universidade do Estado da Bahia

É graduando no curso de Letras-Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus IV. Membro do grupo de pesquisa Desleituras (UNEB) e bolsista de IC com bolsa CNPq. 

José Carlos Felix, Universidade do Estado da Bahia

Docente Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus IV), professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultura. Pesquisador pelo grupo Pós-Teoria, UNEB/PÓS-CRÍTICA e Desleituras.

Downloads

Publicado

2022-08-26

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários