"ELA FOI PROIBIDA DE FALAR COM A FAMÍLIA"

A CONTRARRECLAMAÇÃO NA MEDIAÇÃO FAMILIAR JUDICIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i2.357

Palavras-chave:

Análise da Conversa Etnometodológica, Mediação, Contrarreclamação

Resumo

Em muitos casos, as interações de mediação tornam-se verdadeiros campos de batalha em que uma das ações mais recorrentes é a reclamação, a partir da qual os participantes expressam não somente oposição como também seus sentimentos de descontentamento acerca de um estado de coisas. Neste artigo, tomamos como objeto um formato particular de reclamação: a Contrarreclamação. Analisamos a produção de contrarreclamações em sessões de mediação gravadas em áudio, fundamentados no ferramental teórico-metodológico da Análise da Conversa Etnometodológica. O caso que temos em mão tem como participantes Amair e Flávia, ex-cônjuges, e Helena, assistente social, bacharel em Direito e mediadora desses encontros, ocorridos na Vara de Família de um Fórum localizado no interior do Estado do Rio de Janeiro. Nosso objetivo é ampliar as discussões, ainda escassas, sobre a fala-em-interação de mediação, bem como descrever diferentes formatos de produção da ação de reclamar nos estudos interacionais. Como resultados, vimos, sobretudo, que a reclamação é uma prática comum em contexto de fala-de-conflito, e a contrarreclamação utilizada para: i) barganhar; ii) defender-se de uma reclamação anterior; iii) contra-atacar.

Biografia do Autor

Vanderlei Andrade de Paula, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutorando no Programa Interdisicplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem interesse nas áreas de Análise da Conversa, ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira e português como língua materna. 

Maria de Lourdes Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É doutoranda no Programa Interdisicplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem interesse em fala-em-interação e ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira.

Downloads

Publicado

2022-08-26

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos