A COMPOSIÇÃO MACROTEXTUAL DA EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT

ANALISANDO O PLANO DE TEXTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i2.350

Palavras-chave:

Exortação apostólica pós-sinodal Christus Vivit, Plano de texto, Projeto discursivo

Resumo

Compreender um texto em sua plenitude é ultrapassar os limites das sequências e captar a figura (ADAM, 2011), não basta entendermos os significados que emanam de suas partes, mas, sobretudo, devemos interpretá-las como uma cadeia de ligações semânticas que moldam um plano de texto. Neste trabalho, filiado à Análise Textual dos Discursos, postulada por Adam (2011), estudamos o plano de texto da exortação apostólica pós-sinodal Christus Vivit, objetivando: (1) descrever os elementos linguístico-textuais que constituem a sua estrutura macrotextual; e (2) analisar os elementos linguístico-textuais que montam seu plano de texto, tendo em vista as funções que desempenham na organização do todo textual. Esta é uma pesquisa documental, baseada em uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo. As análises do plano de texto nos permitiram compreender o que está além dos limites impostos pela estrutura. A reconstituição macrotextual, a partir da aplicação da noção de plano de texto da ATD, nos possibilitou demonstrar o modelo estrutural em que se inscreve a redação do texto analisado e a organização discursiva que executa as intencionalidades do enunciador. Sendo assim, construímos quatro planos de texto que sintetizam e organizam os elementos que compõem a forma do gênero em questão e o projeto discursivo empreendido por Papa Francisco em sua escrita: no PdeT-1, sumarizamos os segmentos que configuram a estrutura macrotextual da Christus Vivit; no PdeT-2, demonstramos a composição de cada segmento apresentado no PdeT-1; no PdeT-3, sintetizamos o conteúdo referencial dos 9 capítulos da exortação; e no PdeT-4, apresentamos o método discernimento do Papa Francisco, dividido em 3 etapas – reconhecer, interpretar e escolher –, que cumpre com o projeto discurso do texto. As análises e a abordagem do plano texto enquanto projeto discursivo contribuirão tanto para os estudos sobre o discurso religioso, realizados pela ótica da ATD, quanto para um entendimento mais claro das singularidades inerentes aos textos publicados pela igreja católica apostólica romana, especialmente no que se refere ao gênero exortação apostólica pós-sinodal, posto que as tipicidades de seu plano de texto são pouco conhecidas. 

Biografia do Autor

José Rubens Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Lingagem (PPgEL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na linha de concentração Linguística Teórica e Descritiva.

Maria Eliete de Queiroz, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Docente Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Doutora em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Lingagem (PPgEL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2022-08-26

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos