“MISSA DA MEIA-NOITE”

UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DA PERSONAGEM BEV

Autores

  • Flavio Biasutti Valadares IFSP/Câmpus São Paulo
  • Paola Gentile IFSP/Campus São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i2.348

Palavras-chave:

Análise Crítica do Discurso. Representações discursivas. Legitimação discursiva. Campos de poder.

Resumo

O artigo aborda a construção da personagem Bev (Beverly), da série “Missa da Meia-Noite”, quanto às representações discursivas que ela apresenta na comunidade da Ilha Crockett e de como há uma legitimação do discurso por meio da mobilização de campos de poder. Para tanto, valemo-nos da base teórica amparada na Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001[1992], 2003, 2004; FAIRCLOUGH E WODAK, 1997; MELO, 2011; MISOCZKY, 2005; WODAK, 2003, 2013; WODAK E MEYER, 2009) e adotamos como procedimento metodológico a recolha, com contexto suficiente ao nosso objetivo, de falas que envolvem a personagem em análise. Como resultados, afirmamos que a personagem Bev insere-se numa formação discursiva aliada à ideologia da Igreja Católica para manter e intensificar as relações de manipulação e de poder que ela constitui na comunidade. Concluímos que, com os recursos linguísticos disponíveis, Bev estabelece a hegemonia do discurso religioso, silenciando falas contrárias e inferiorizando as que conseguem emergir em algumas interações sociais, obtendo êxito em seus objetivos de uma pretensa perspectiva de mudança para aquela comunidade.

Biografia do Autor

Flavio Biasutti Valadares, IFSP/Câmpus São Paulo

É docente no IFSP/Câmpus São Paulo, áreas de Linguística, de Língua Portuguesa e de Metodologia da Pesquisa Científica. Pós-Doutorado em Letras (Estudos Lusófonos)/Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP; Doutorado em Língua Portuguesa/PUC-SP; Mestrado em Letras (Estudos da Linguagem)/PUCRio; Especialização em Estudos Linguísticos; Graduação em Letras-Português/UFES.

Paola Gentile, IFSP/Campus São Paulo

Graduanda em Licenciatura em Letras no IFSP/Campus São Paulo, bacharel em Comunicação Social-Jornalismo/ECA-USP e especialista em Formação de Escritores/Isevec.

Downloads

Publicado

2022-08-26

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos