O artigo na saúde coletiva

estratégias textuais e retóricas na seção de método

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i3.328

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Artigo científico, Saúde coletiva, Seção de método, Análise retórica

Resumo

Este trabalho analisa a configuração composicional da seção de método do gênero artigo acadêmico produzido por pesquisadores da área de Saúde Coletiva. O objetivo geral consiste em compreender como se configura a organização retórica da seção supracitada. Especificamente, procura-se identificar as estratégias textuais e retóricas mais prototípicas na escrita acadêmica dos autores. Para isso, considera-se a abordagem sociorretórica de gêneros como principal base teórico-metodológica de análise (SWALES, 1990). Além disso, admite-se como parâmetro analítico a proposta sociorretórica de Costa (2015), Pacheco (2016) e Silva (2017), que apresentam configurações retóricas de artigos da área da Saúde. Trata-se de uma pesquisa documental, cuja abordagem de tratamento dos dados é do tipo quali-quanti. O corpus, que é composto por quinze exemplares do gênero artigo empírico, é analisado a partir das categorias de movimentos e passos retóricos (SWALES, 1990). Ao final, a pesquisa demonstra que os pesquisadores da área de Saúde Coletiva, comumente, apresentam, na seção de Método, estratégias comunicativas que sinalizam a autorização da pesquisa em comitê institucional, a coleta de dados e os procedimentos de análise e de estatística adotados.

Biografia do Autor

Francisca Natália Leite Lopes, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Linguística Aplicada, PosLA - Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa em Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos (DILETA). Graduada em Letras-Português (UECE)

Jorge Tércio Soares Pacheco, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós- Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Grupo de Pesquisa em Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos/DILETA. Professor de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Cibele Gadelha Bernardino, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, coordenadora do grupo de pesquisa em Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos – DILETA, professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada – PosLA e vice-coordenadora do curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa – ESPELP. E-mail: cibele.gadelha@uece.br.

Downloads

Publicado

2023-02-10

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos