La producción de las vocales medias del español por aprendices brasileños

análisis del nivel de apertura según el contexto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i3.282

Palavras-chave:

Español lengua extranjera, Aprendizaje de lengua extranjera, Fonética acústica

Resumo

Este artículo tiene como objetivo analizar la producción acústica de las vocales /e/ y /o/ del español en contextos tónicos por estudiantes brasileños. Para ello, se analizaron muestras de habla y se segmentaron las vocales producidas a través del programa Praat (BOERSMA; WEENINK, 2022). Además, se contrastaron los valores formánticos obtenidos en esta investigación con los valores de F1 y F2 referentes a hablantes nativos del español uruguayo y del portugués brasileño.

Biografia do Autor

Caroline Lima de Morais, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Participou do grupo de pesquisa "A percepção e a produção de sons de espanhol e português como línguas estrangeiras".

Louise Oliveira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em Letras Português/Espanhol e mestranda em Letras, na área de Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Participa do grupo de pesquisa "O componente oral no ensino de espanhol: aspectos fônicos". 

Luciene Bassols Brisolara, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em Letras, Licenciatura em Português, Espanhol e respectivas literaturas e mestra em Letras - Lingüística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Possui doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Participa do grupo de pesquisa do CNPq "Língua materna e estrangeira: aquisição, ensino e variação".

Nycole Souza Prietsch, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em Letras Português/Espanhol e mestra em Letras, na área de Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Participou do grupo de pesquisa "A percepção e a produção de sons de espanhol e português como línguas estrangeiras". Professora de Língua Portuguesa na Secretaria Municipal de Educação (SMED) em Rio Grande/RS. 

Downloads

Publicado

2023-02-10

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos