Grau de abertura e levantamento das vogais médias pretônicas no dialeto pauferrense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i3.273

Palavras-chave:

Dialetologia, Dialeto pauferrense, Vogais médias pretônicas

Resumo

As vogais médias pretônicas caracterizam vários dialetos brasileiros, constituindo-se um terreno de ampla manifestação da variação linguística. Sendo assim, analisar tais vogais no dialeto nordestino, especificamente da cidade de Pau dos Ferros, tornou-se um importante passo na documentação alofônica dessas vogais em comunidades de fala do português brasileiro. Estudiosos como Nascentes (1953), Camara Junior (1970, 1977, 2015), Aragão (2015), Oliveira e Cardoso (2009) e Marroquim (1934) figuram como sustentação teórica da presente investigação. Nesse sentido, com base em um corpus de 8 (oito) entrevistados, divididos em duas faixas etárias, cujos dados foram gravados e transcritos, a análise descritiva realizada permitiu constatar que, conquanto as vogais tônicas e as consoantes subsequentes influenciem consideravelmente no grau das vogais médias em contexto pretônico, predominam, no dialeto pauferrense, as variações das vogais médias abertas, seguidas de um crescente uso das vogais altas como forma alofônica destas.

Biografia do Autor

Vitor Vilar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Aluno do curso de Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, bem como bolsista de iniciação científica na pesquisa "Formas e funções de referência ao discurso de outrem na introdução de artigos científicos produzidos por pesquisadores iniciantes". Membro do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED). Desenvolve pesquisas na área de Gramática - Fonética e Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Estilística e Semântica - bem como no ramo da Dialetologia.

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, onde atua nos cursos de graduação em Letras e na pós-graduação. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL).

Downloads

Publicado

2023-02-10

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos