ENVELHECER, REMEMORAR:

SOLIDÃO, MELANCOLIA E MORTE, EM FIM, DE FERNANDA TORRES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i1.247

Palavras-chave:

Velhice. Memória. Melancolia. Morte.

Resumo

Neste artigo, através da análise literária do romance Fim, de Fernanda Torres (2013), são examinados aspectos das trajetórias dos personagens Ciro e Neto, focando as relações afetivas, com suas respectivas esposas, Ruth e Célia, e amigos em comum, Álvaro, Ribeiro e Sílvio. A partir dos narradores, predominantemente homodiegéticos, suas vivências cotidianas são presentificadas pela rememoração de experiências, e a obra evidencia seu caráter psicológico, contemplando reflexões sobre amizades, ausências, a finitude, a relação com a morte, o luto e a melancolia. O romance desperta no leitor um senso de proximidade dos personagens, por meio de seus conflitos internos, representação no universo literário de sentimentos e reflexões sobre a solidão e as perdas afetivas, que tem par em nossa realidade contemporânea, num momento desafiador para a humanidade. Na fundamentação, foram utilizados Benjamin (1987), Santiago (2002) e Reis e Lopes (1988), que abordam características da narração; Bosi (1994; 2003), acerca da memória; Candido (2011), sobre literatura e humanização; e Freud (2006), em relação à perda do objeto amado.

Biografia do Autor

Suéllen Rodrigues Ramos da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora e mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (PPGL/UFPB). Bacharela em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo (UFPB). Licenciada em Letras, habilitação em Língua Portuguesa, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Professora substituta na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sumé.

Maria de Lourdes Pereira de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Educação junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Psicopedagogia Institucional, pelo Instituto Superior de Cajazeiras (ISEC). Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Licenciada em Letras, habilitação em Língua Portuguesa, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Professora pedagoga efetiva da Prefeitura Municipal de Mamanguape.

Danielle Abrantes de Menezes Carvalho , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Turismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciada em Letras, habilitação em Língua Portuguesa, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Downloads

Publicado

2022-04-30 — Atualizado em 2022-06-20

Versões

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários