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A CONCEPTUALIZAÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS EM MEMES MULTIMODAIS DE REDES SOCIAIS:

UMA GUERRA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i1.246

Palavras-chave:

Conceptualização. Coronavírus. Meme. Multimodalidade. Linguística Cognitiva.

Resumo

Neste artigo, apresentam-se resultados obtidos mediante um estudo acerca das conceptualizações metafóricas e metonímicas do novo coronavírus em memes multimodais publicados em redes sociais, como Twitter e Facebook. Para a realização do estudo, foram utilizados os pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva, principalmente da subárea Semântica Cognitiva, e foram feitos diálogos com autores como Lakoff e Johnson (2002), Sánchez (2009), Soriano (2012), Andrade (2016), Almeida (2020), entre outros. Sendo assim, a pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica e de técnicas metodológicas da área, e realizou, por fim, discussões sobre as metáforas e metonímias conceptuais acionadas a partir do corpus, bem como os domínios experienciais envolvidos nesses processamentos.

Biografia do Autor

Jonedson Costa Rios, Universidade Federal da Bahia

Graduando em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia. Atuou como monitor de Introdução ao estudo da língua latina. Desenvolveu pesquisa de iniciação científica fomentada pela FAPESB, investigando a conceptualização metafórica e metonímica do novo coronavírus em memes multimodais publicados em redes sociais.

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Publicado

2022-04-30

Versões

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos