LINGUISTAS ESTRUTURALISTAS:

SUAS BIOGRAFIAS E CONTRIBUIÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i1.229

Palavras-chave:

Linguística. Estruturalismo. Linguística Histórica. Epistemologia da Linguística. Biografias.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma relação de linguistas importantes para o estruturalismo. Ao estudarmos essa teoria, percebemos que os mesmos autores são permanentemente citados, como Saussure e Bloomfield. Contudo, ao investigarmos de forma direcionada os linguistas que contribuíram para o desenvolvimento do estruturalismo, percebemos que diversos outros nomes complementam os estudos linguísticos para o desenvolvimento desta abordagem. Portanto, nosso objetivo principal foi apresentar um compilado dos principais autores estruturalistas e, como objetivos específicos, nosso trabalho pretendeu i) organizar cronologicamente os linguistas estruturalistas, ii) apresentar brevemente suas biografias, iii) pontuar suas principais contribuições para a linguística e iv) introduzir autores estruturalistas pouco (re)conhecidos. Dito isso, a metodologia deste trabalho está organizada em quatro etapas: pesquisa prévia dos autores, organização por local de trabalho, cronologia de publicação e discussão sobre suas contribuições. Como resultados, obtivemos uma lista com 25 linguistas estruturalistas, suas biografias e principais contribuições para a linguística.

Biografia do Autor

Juliana Benicio de Andrade Dias, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Letras-Espanhol pelo Departamento de Línguas Estrangeiras e Modernas (DLEM), ex-bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), atual bolsista do Programa de Apoio às Licenciaturas (PROLICEN), discente pesquisadora do Observatório de Língua Espanhola no Nordeste e voluntária no Programa de Tradução do Espanhol para o Portugues (PROLETRA). Tem interesse em linguística e no bilinguismo desde a perspectiva gerativista.

Gleyce Pereira de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Letras-inglês pelo Departamento de Línguas Estrangeiras e Modernas (DLEM). Tem interesse em linguística e no bilinguismo desde a perspectiva gerativista, em linguagem, ensino e aprendizagem na área de neurolinguística. Formada em Curso Técnico de Meio Ambiente da UFPB.

Raissa Gonçalves de Andrade Moreira, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, atuando na linha de pesquisa Diversidade e mudança linguística. É integrante do Grupo de Pesquisa Teorias Linguísticas de base (TLB), e do grupo de pesquisa Investigações Funcionalistas (GIF), ambos cadastrados no CNPq. Também é membro do projeto de pesquisa FVNexA em prol do ensino de conteúdos linguísticos em tempos de pandemia – PROPESQ. Mestre em Linguística pelo programa de Pós-graduação em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/2019); graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/2015). Recentemente vem desenvolvendo pesquisas tendo como suporte a teoria do Funcionalismo Linguístico Clássica.

Gustavo Lopez Estivalet, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da área de francês e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da área de Teoria e Análise Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa-PB, Brasil. Pesquisador do Laboratório de Processamento Linguístico (LAPROL) da UFPB. Realizou pós-doutorado (PDJ/CNPq, 2018) no Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos (LabLing) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis-SC, Brasil, com pesquisa sobre o processamento fonológico e o acesso lexical em crianças disléxicas e não disléxicas. Possui doutorado (GDE/CNPq, 2016) em Neurociências e Ciências Cognitivas na Université Claude Bernard Lyon 1 (UCBL), Lyon, França, com pesquisa sobre o processamento morfológico e o acesso lexical em falantes nativos e não nativos. Possui mestrado (CAPES, 2012) em Linguística na UFSC com pesquisa sobre a aquisição da linguagem e a produção oral em língua estrangeira. Possui graduação em Letras – Língua Francesa e Literaturas, habilitação em licenciatura e habilitação em bacharelado na UFSC. Tem interesse em linguística, psicolinguística, neurolinguística, linguística computacional, fonologia, morfologia, sintaxe e línguas estrangeiras.

Downloads

Publicado

2022-04-30 — Atualizado em 2022-06-20

Versões

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos