ANÁLISE CRÍTICA DE TRANSITIVIDADE DE REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DO MINISTRO DA ECONOMIA PAULO GUEDES SOBRE PRIVATIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i1.227

Palavras-chave:

Análise Crítica do Discurso. Transitividade. Paulo Guedes. Economia. Privatização.

Resumo

Tendo em vista a influência que o discurso como prática e evento social exerce nas representações e nas relações em sociedade, este artigo objetiva analisar o discurso do ministro da economia Paulo Guedes em entrevista concedida à CNN Brasil em novembro de 2020. Para isso, adotamos uma perspectiva crítica a partir da Análise Crítica do Discurso (ACD) e utilizamos conceitos e categorias de análise da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) de Halliday e Matthiessen (2014), mais especificamente o sistema de TRANSITIVIDADE. Em seguida, utilizamos a perspectiva de Fairclough e Fairclough (2012) para investigarmos como as representações advindas das realizações discursivas contribuem para a construção de um processo de legitimação argumentativa, com especial atenção para potenciais características de hegemonização neoliberal no Brasil presentes no discurso do ministro. Os resultados apontam que as representações construídas pelo ministro são utilizadas como ferramentas de materialização e construção dos atores representados negativamente como sendo ameaças tangíveis e reais. Nesse sentido, participantes representados negativamente, usualmente na posição de Ator, são encontrados quando construídos como prejudiciais, ao passo que o governo, na posição de Meta em relação a tais processos e atores, é construído como vítima. Sobre a argumentação prática, demonstramos que a estrutura da fala analisada se apresenta sólida dentro da perspectiva utilizada, exceto pela falta dos componentes “contra-argumento” e “consequências negativas”. Por fim, acerca da questão dos traços ideológicos econômicos, encontramos duas principais características: privatização de empresas estatais e procura de controle de dívida por meio dessas privatizações.

Biografia do Autor

Emmannuel Alexandre Tavares da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Letras/Inglês pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, está cursando especialização em Língua, Linguagem e Literatura no CINTEP – Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa.

Fábio Alexandre Silva Bezerra, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Língua Inglesa e Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina e PhD em Linguística pela University of Sydney. Professor Associado do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba, onde lidera o GEPLAM – Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Sistêmico-Funcional, Análise Crítica do Discurso e Multimodalidade/Multiletramentos (UFPB/CNPq).

Downloads

Publicado

2022-04-30 — Atualizado em 2022-06-20

Versões

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos