O SERTÃO NA LITERATURA E NO CINEMA CONTEMPORÂNEOS:

NOVOS CAMINHOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i1.224

Palavras-chave:

Literatura e Cinema. Literatura Contemporânea. Ronaldo Correia de Brito. Regionalismo. Marcelo Gomes e Karim Aïnouz. Sertão.

Resumo

O presente trabalho busca analisar criticamente como a figura do Sertão foi representada na literatura nacional e no cinema, partindo do pressuposto que este é um elemento recorrente em nossas artes desde as primeiras manifestações literárias nacionais.  Objetiva-se, principalmente, analisar como se dá a ressignificação da representação do sertão, o qual, na literatura e no cinema contemporâneos, ganham uma nova roupagem, muitas vezes livres dos estereótipos comuns ao regionalismo. Esse sertão ressignificado pode ser percebido a partir do corpus do presente trabalho, no qual visamos analisar os contos da obra Faca e Livro dos Homens (2017), de Ronaldo Correia de Brito, e o filme Viajo porque preciso, volto por te amo (2009) de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz. Para tal proposta, utilizaremos teóricos como Santini (2009, 2014, 2017), Galvão (2000), Moraes (2009), Arrigucci Jr. (2000), entre outros.

Biografia do Autor

Francisco Heitor Pimenta Patrício, Universidade Regional do Cariri

Graduado em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e mestrando pela mesma instituição, na qual desenvolve estudos voltados para a literatura e suas inter-relações com o cinema e outras mídias.

Ana Carolina Negrão Berlini de Andrade, Universidade Regional do Cariri

Possui graduação em Letras Português/Italiano pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Assis (2007), mestrado em Letras/Teoria da Literatura pela UNESP, Campus de São José do Rio Preto (2010), onde desenvolveu a dissertação Trans-formações (a)temporais em Il Decameron: de Pasolini a Boccaccio. Em 2016, obteve o título de Doutora pelo programa de pós-graduação em Letras/Estudos literários da UNESP, Campus de Araraquara, com a tese: Do árido, a estética, cujo objetivo foi estudar a representação temática e formal da aridez no romance Galileia (2009), de Ronaldo Correia de Brito. Desde fevereiro de 2017, leciona na Universidade Regional do Cariri (URCA) como professora temporária de Teoria da Literatura. Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura, Teoria Literária, Cinema e Diálogos intersemióticos.

Downloads

Publicado

2022-04-30 — Atualizado em 2022-06-20

Versões

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários