Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-04-30. Leia a versão mais recente.

REPRESENTAÇÃO DE PERSONAGENS COM DEFICIÊNCIA NA LITERATURA INFANTIL:

ANÁLISE SOBRE ASAS DO JOEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i1.223

Palavras-chave:

Literaura infantil. Personagem. Deficiência intelectual.

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise da representação de um personagem com deficiência intelectual presente no livro de literatura infantil Asas do Joel. O livro selecionado faz parte do acervo de sugestões para leituras do PNLD literário de 2018. O objetivo consiste em analisar a representação do personagem Joel, do livro de literatura infantil Asas do Joel publicado no material do PNLD literário 2018. E, diante disso, refletir sobre as possíveis implicações dessa representação para discussão na perspectiva no campo da educação inclusiva, que contempla e considera a as diferenças e a diversidade. Para atingir tais objetivos a análise se deu a partir da pesquisa bibliográfica. Fundamentando nossa pesquisa, utilizamos Azevedo (2014), Carrasco (1998), Colomer (2003), Figueira (2017) e Piza (1991). Os resultados da análise ratificam a necessidade de um cuidado minucioso à elaboração de personagens com deficiência, já que irão transmitir várias informações que podem ou não auxiliar no processo inclusivo. Em “Asas de Joel”, apesar de algumas terminologias ultrapassadas para se reportar à pessoa com deficiência como alguém que era visto como incapaz, esquisito, diferente, ao mesmo tempo, também pode visualizar a contribuição de uma amizade para um bom desenvolvimento de um personagem que tem deficiência intelectual. A superação, a coragem e a lealdade frente a situações que os personagens são expostos ficam evidentes no decorrer da narrativa.

Biografia do Autor

Martha Milene Fontenelle Carvalho, Universidade Regional do Cariri

Doutora em Letras pela UERN. Mestre em Ensino pela UERN. Professora de Braille e Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação Especial na URCA. Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Regional do Cariri (NUARC). Membro da banca de aferição para candidatos(as) que concorrem a vagas de pessoa com deficiência da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Verônica Maria de Araújo Pontes , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora com pós-doutorado em Estudos da criança na área de literatura para a infância pela Universidade do Minho-Portugal. Mestre em Educação e Comunicação pela UFRN. Professora efetiva do IFRN, professora colaboradora do doutorado e mestrado em Letras da UERN e permanente do mestrado em Ensino da UERN/IFRN/UFERSA.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Versões

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários