A organização retórica do gênero nota de repúdio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i3.196

Palavras-chave:

Gênero textual, Nota de repúdio, Abordagem sociorretórica

Resumo

Este estudo tem como objetivo descrever a organização retórica do gênero nota de repúdio a partir da análise de exemplares produzidos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para propor, ao término desse percurso, um modelo retórico para a sua formalização. De caráter quantitativo e qualitativo, para esta pesquisa, compomos um corpus com trinta exemplares do gênero nota de repúdio, coletados na página oficial da OAB, que submetemos a exame com base nas contribuições teóricas e metodológicas de Swales (1990). Como resultado, identificamos um padrão de organização retórica do gênero com três unidades e dez subunidades, fato que nos leva à suposição de que os membros da comunidade discursiva organizam seus textos a partir de um conhecimento retórico já compartilhado internamente. Além disso, pudemos concluir que a nota de repúdio admite grande maleabilidade e flexibilidade, uma vez que encontramos uma variedade de escolhas na realização das unidades e subunidades retóricas.

Biografia do Autor

Hugo Henrique Trajano de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. É graduado em Letras Português e Espanhol pela mesma universidade.

Maria Margarete Fernandes de Sousa , Universidade Federal do Ceará

Doutora em Linguística, Professora Associado IV do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística/UFC, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gêneros: Estudos Teóricos e Metodológicos/GETEME/PPGL, desde 2007, e membro do GT de Linguística de Texto e Análise da Conversação da ANPOLL.

Alan Victor Rodrigues Veras , Universidade Federal do Ceará

Graduando em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Benfica – Fortaleza.

Iray Almeida Bezerra , Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com ênfase no estudo dos gêneros textuais acadêmicos, organização retórica dos gêneros (Swales) e culturas disciplinares (Hyland). É mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma universidade.

Downloads

Publicado

2023-02-10

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos