Representação discursiva identitária sobre o favelado na música de funk “Sou favela”, de MC Bruninho e Vitinho Ferrari

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v13i2.1508

Palavras-chave:

Análise de Discurso Crítica, Representação discursiva identitária, Funk, Favela

Resumo

O presente trabalho propõe analisar a representação discursiva identitária sobre o favelado na letra de funk “Sou Favela”, de MC Bruninho e de Vitinho Ferrari. Para realizar tal propósito, embasamo-nos na teoria/método da Análise de Discurso Crítica (ADC) na abordagem dialético-relacional, mais especificamente no modelo tridimensional (Fairclough, 2001). Também partimos dos estudos sobre representação discursiva (Ferreira, 2010) e sobre identidade (Woodward, 2014). Com base no modelo tridimensional, usamos as categorias de análise prática discursiva, texto e prática social: na prática discursiva, analisamos os processos de produção, distribuição e consumo; na prática textual, analisamos os itens lexicais presentes na canção que apontam para a representação identitária do favela; e na prática social, analisamos as bases ideológicas e hegemônicas da representação identitária do sujeito favela na música de funk. No nível da prática discursiva, percebemos que todos os indivíduos envolvidos no processo de produção da música vêm de comunidades periféricas, desde os produtores (DJ DG e Batidão Estronda), os intérpretes da música (MC Bruninho e Vitinho Ferrari), até o canal da plataforma de streaming que foi divulgado (GR6 EXPLODE) e que tece uma rede de práticas e sentidos sobre a representação do ser favelado para o público consumidor. Na prática textual, léxicos e suas relações semânticas evidenciaram que o favelado é representado como um sujeito racializado, marginalizado e economicamente pobre. Por fim, sobre a prática social, constatamos valores ideológicos de aporofobia e racismo, assim como constatamos a hegemonia capitalista e a supremacia branca na sustentação da representação analisada.

Biografia do Autor

Manoel Ivany dos Santos Vieira Junior, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre e Doutorando em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com enfoque na Linguística do Texto e do Discurso, especificamente na linha de pesquisa da Análise do Discurso, debruçando-se no campo disciplinar da Análise de Discurso Crítica (ADC). Graduado em Letras - Português (licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). No presente, é integrante do Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica (GPADC/UECE) no qual pesquisa, reflete, discute e produz questões de representações, ideologias e letramentos. Também atua no Projeto de Pesquisa: Análises crítico-discursivas de textos da mídia, no qual analisa aspectos linguísticos, perpassando por aspectos imagéticos até atingir as ideologias explícitas ou implícitas contidas nos discursos. A partir dos pressupostos da ADC, tem interesse, de modo particular, em pesquisas que versam sobre o discurso midiático, principalmente quando relacionado a representações de favelas e periferias.

Ruth Lima Martins, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa na modalidade licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (POSLA) na Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde pesquisa na linha dos Estudos Críticos da Linguagem sobre Performatividade, Raça, Gênero e Literatura de mulheres negras periféricas sob perspectivas da Pragmática Cultural, Decolonialismo, Interseccionalidade e Feminismo Negro. Membro do Grupo de Pesquisa "Pragmática Cultural: Linguagem e Interdisciplinaridade" (PRAGMACULT), membro colaboradora do Programa de Extensão Viva a Palavra (UECE) e integrante da Coletiva Cultural Elas poemas: escritas periféricas.

Sara Valentim Gurgel, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLa) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) na modalidade licenciatura. Possui formação complementar em Língua Portuguesa pelo Núcleo de Línguas Estrangeiras (NLE) vinculado à (UECE).

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Publicado

2024-09-03

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos