A serviço da clareza: uma aproximação da Linguística Textual com o método das Qualidades Discursivas
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.1010Palavras-chave:
Produção textual, Coesão referencial, Qualidades Discursivas, Objetividade, Linguística textualResumo
Este texto tem por objetivo fazer uma aproximação dos estudos da Linguística Textual, mais especificamente do trabalho de Ingedore Koch acerca da coesão referencial, com o método de escrita das Qualidades Discursivas, de Paulo Coimbra Guedes. Para isso, em um primeiro momento se discute a motivação dessa aproximação. Em seguida, apresentamos um breve panorama dos estudos de Koch e de Paulo Guedes, seguido de uma proposta de aproximação entre a coesão referencial e a qualidade discursiva objetividade. A hipótese é a de que existe uma relação significativa entre o bom funcionamento dos elos coesivos de um texto e a presença da Qualidade da objetividade, e de que a consciência da existência dessa relação pode auxiliar no processo da escrita. A fim de verificar a hipótese, analisamos os elementos coesivos de um texto escrito com base no método de Guedes. Após a análise, concluímos que a união dos estudos da coesão referencial com o método de Guedes se mostrou produtiva para a escrita de textos que contemplem a Qualidade da objetividade.
Referências
BAUER, Juliane. A poltrona azul petróleo. Da Escrita à Voz, Porto Alegre, 08 out. 2019. Disponível em: https://daescritaavoz.wixsite.com/lptlp/post/a-poltrona-azul-petr%C3%B3leo. Acesso em: 02 mai. 2023.
BEAUGRANDE, Robert-Alain de, DRESSLER, Wolfgang U. Introduction to text linguistics. Londres: Longman, 1981.
GUEDES, Paulo Coimbra. Da redação à produção textual: o ensino da escrita. São Paulo, Parábola Editorial, 2009.
KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2010.
SOARDI, Julia Arduim. A coesão em textos escolares: uma análise de atribuição de sentidos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vinícius Festa Rigo, Fernanda Garcia Goulart
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem aos autores do texto.