A serviço da clareza: uma aproximação da Linguística Textual com o método das Qualidades Discursivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.1010

Palavras-chave:

Produção textual, Coesão referencial, Qualidades Discursivas, Objetividade, Linguística textual

Resumo

Este texto tem por objetivo fazer uma aproximação dos estudos da Linguística Textual, mais especificamente do trabalho de Ingedore Koch acerca da coesão referencial, com o método de escrita das Qualidades Discursivas, de Paulo Coimbra Guedes. Para isso, em um primeiro momento se discute a motivação dessa aproximação. Em seguida, apresentamos um breve panorama dos estudos de Koch e de Paulo Guedes, seguido de uma proposta de aproximação entre a coesão referencial e a qualidade discursiva objetividade. A hipótese é a de que existe uma relação significativa entre o bom funcionamento dos elos coesivos de um texto e a presença da Qualidade da objetividade, e de que a consciência da existência dessa relação pode auxiliar no processo da escrita. A fim de verificar a hipótese, analisamos os elementos coesivos de um texto escrito com base no método de Guedes. Após a análise, concluímos que a união dos estudos da coesão referencial com o método de Guedes se mostrou produtiva para a escrita de textos que contemplem a Qualidade da objetividade.

Biografia do Autor

Vinícius Festa Rigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando do curso de Bacharelado em Letras com ênfase em Tradução Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi monitor voluntário das disciplinas de Leitura e Produção Textual em Língua portuguesa I e II do Bacharelado em Letras da UFRGS. Participa do projeto de extensão "Leitura em voz alta" e do projeto de pesquisa "Escrever e ler na universidade: reflexões e caminhos", ambos coordenados pela Profa. Dra. Magali Lopes Endruweit. Atua como bolsista de iniciação científica desde 2020 pesquisando sobre escrita, forma e construção de sentido. Autor dos trabalhos "A pontuação enunciativa: os efeitos de sentido na escrita" e "A pontuação e o sentido: a forma à luz da enunciação", ambos orientados pela Profa. Dra. Magali Lopes Endruweit. Trabalha como freelancer de revisão e normalização de textos.

Fernanda Garcia Goulart, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante do Bacharelado em Letras com ênfase em Tradução Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi monitora da disciplina Leitura e produção de textos em língua portuguesa II do Bacharelado em Letras da UFRGS. Foi monitora de Leitura e produção de textos em língua portuguesa I do Bacharelado em Letras da UFRGS (2019/2).  É integrante do grupo de pesquisa METAFOLIA - Estudos em Semântica Cognitiva, coordenado pela Profa. Dra. Maity Siqueira. Atua como bolsista de revisão de textos na Editora da UFRGS, e trabalha como feelancer de revisão e normalização de textos. 

Referências

BAUER, Juliane. A poltrona azul petróleo. Da Escrita à Voz, Porto Alegre, 08 out. 2019. Disponível em: https://daescritaavoz.wixsite.com/lptlp/post/a-poltrona-azul-petr%C3%B3leo. Acesso em: 02 mai. 2023.

BEAUGRANDE, Robert-Alain de, DRESSLER, Wolfgang U. Introduction to text linguistics. Londres: Longman, 1981.

GUEDES, Paulo Coimbra. Da redação à produção textual: o ensino da escrita. São Paulo, Parábola Editorial, 2009.

KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2010.

SOARDI, Julia Arduim. A coesão em textos escolares: uma análise de atribuição de sentidos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos