Para um estudo da escrita feminina além do cânone: Teresa Margarida da Silva e Orta, Carmen Dolores e Julia Lopes de Almeida
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.1003Palavras-chave:
Filologia, Cânone, Teresa Margarida da Silva e Orta, Carmen Dolores, Julia Lopes de AlmeidaResumo
A questão do cânone é antiga e complexa. Ao aprofundar-se nesta problemática, nota-se a escassez de estudos pertinentes à temática e que de fato reconstituem trajetos de escrita para além do que se encontra em manuais de Literatura e outras obras afins. Diante dessa perspectiva, este artigo se utiliza da filologia e da pesquisa bibliográfica para iluminar um caminho possível para o estudo da escrita feminina não canônica. Para isso, delimita-se o olhar para os séculos XVIII ao XX, por meio das autoras Teresa Margarida da Silva e Orta, Carmen Dolores e Julia Lopes de Almeida.
Referências
ALMEIDA, Júlia Lopes de. A Semana. O Paiz, Rio de Janeiro, n. 9453, 23 de agosto de 1910, p. 1.
ALMEIDA, Julia Lopes de. Entre amigas. In: A Mensageira: revista literária dedicada à mulher brazileira, directora Presciliana Duarte de Almeida. — Edição fac-similar / com comentários de Zuleika Alambert. Imprensa Oficial do Estado São Paulo, São Paulo, 1987.
ALAMBERT, Zuleika. A Mensageira: Uma Contribuição Feminista. In: A Mensageira: revista literária dedicada à mulher brazileira, directora Presciliana Duarte de Almeida. — Edição fac- sim ilar / com comentários de Zuleika Alambert. Imprensa Oficial do Estado São Paulo, São Paulo, 1987.
ARAÚJO, Maria da Conceição Pinheiro. Tramas femininas na imprensa do século XIX: Tessituras de Ignez Sabino e Délia. 2008. Tese (Doutorado) — Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, 2008.
BLOOM, Harold. O Cânone Ocidental. 2 ed. Lisboa: Temas e Debates - Círculo de Leitores. 2011.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 1 ed. São Paulo: Cultrix, 1970. BOSI, Alfredo. O pré modernismo: a literatura brasileira. vol. 5. 3 ed. Cultrix, São Paulo.
CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira vol. 2. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1975.
CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos. 6 ed. vol. 2. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2000.
CARNEIRO, Ana; DIOGO, Maria Paula; SIMÕES, Ana. Imagens do Portugal setecentista: textos de estrangeirados e de viajantes. Penélope, 22, 2000. p. 73-92.
CARVALHO, Kátia de. Imprensa e informação no Brasil, século XIX. Ciência da informação, v. 25, n. 3, 1996. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/643. Acesso em: 6 de jun. 2023.
CLARK, Jorge Uilson. A primeira república, as escolas graduadas e o ideário do iluminismo republicano: 1889-1930. Rev. HISTEDBR On-line, v. 9, 2006. Disponível em: https://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos/a-primeira-republica-as-escolas-graduadas-e-o-ideario-do-iluminismo-republicano. Acesso em: 06 de jun. 2023.
COUTINHO, Afrânio. A Literatura no Brasil, volume 2. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora Sul Americana, 1955.
DE PAULA HEY, Vanessa. O “vazio cultural” ou o pré-modernismo em Antônio Candido. Revista de Letras, v. 23, n. 43, Curitiba, 2022. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/14748. Acesso em: 6 jun. 2023.
DIAS, Eurico José Gomes. A Gazeta de Lisboa (1715-1760) enquanto paradigma da imprensa periódica portuguesa setecentista. População e Sociedade, CEPESE, volume 32, dez/2019, pp. 24-50.
ELEUTÉRIO, Maria de Lourdes. Vidas de Romance: as mulheres e o exercício de ler e escrever no entresséculos (1890-1930). Rio de Janeiro: Editora Topbooks, 2005
ESTEVES, João. Os primórdios do feminismo em Portugal: a 1ª década do século XX. Penélope, N° 25, 2001, p. 87-112.
FEIJÓ, António, M. O Cânone. 1 ed. Lisboa: Fundação Cupertino de Miranda e Edições Tinta-da-China. 2020. Disponível em: https://tintadachina.pt/wp-content/uploads/2020/10/Canone_final_ver_interior.pdf.
FERREIRA, Laura Rodrigues. Relatório Final de Iniciação Científica. São Paulo: No prelo, 2022.
Fuvest divulga lista de obras literárias para os vestibulares de 2023 a 2026. Fuvest. Disponível em: https://www.fuvest.br/fuvest-divulga-lista-de-obras-literarias-para-os-vestibulares-de- 2023-a-2026/. Acesso em: 06 de jun. 2023
GAZETA DE LISBOA. Em rodapé. Nº 28, 17 ago. 1752, p. 476. Disponivel em: https://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/periodicos/gazetadelisboa/gazetadelisboa.htm. Acesso em: 6 Jun. 2023.
GUSMÃO, Alexandre de. Do especial cuidado que se deve ter na criação das meninas. In. Arte de crear bem os filhos na idade da Puericia: dedicado ao minino de Belém JESU Nazareno. Lisboa: Officina de Miguel Deslandes, 1685.
HELLMANN, Risolete Maria. Carmen Dolores, escritora e cronista: uma intelectual feminista da Belle Époque. 2015. Tese (Doutorado em Literatura) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
ITABORAÍ, Nathalie Reis. A família colonial e a construção do Brasil: vida doméstica e identidade nacional em Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Nestor Duarte. Revista AntHropológicas, v. 16, n. 1, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/view/23628/19283. Acesso em: 07 de jun. 2023.
LAMAS, Rosmarie Wank-Nolasco. Mulheres para além de seu mundo. Portugal: Bertrand, 1995.
Lista de Obras 2024 a 2026. COMVEST. Disponível em: https://www.comvest.unicamp.br/lista-de-obras-2024-a-2026/. Acesso em: 06 de jun. 2023.
LOPES, Dirceu Fernandes. Resgate histórico do jornalismo brasileiro – parte 1: Dos primórdios até a Proclamação da República. Memória da Imprensa. Unidade: Edição especial em comemoração aos 200 anos da Imprensa no Brasil. São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/memoria_imprensa/pdf/colaboracao_memoria_da_i mprensa.pdf. Acesso em: 6 jun. 2023.
LOPES, Maria Antónia. “IV: Novos papéis”, In. Mulheres, espaço e sociabilidade: A transformação dos espaços femininos em Portugal à luz de fontes literárias (segunda metade do século XVIII). Lisboa: Livros Horizonte, 1985. p. 93-159.
MAZZOLA, RB. A formação dos cânones literários e visuais. In: O cânone visual: as belas-artes em discurso [online]. São Paulo: Editora UNESP; Cultura Acadêmica, 2015. p. 29-68. Disponível em: https://books.scielo.org/id/bywgd.
MONTEZ, Ceila. Obra Reunida: Teresa Margarida da Silva e Orta. Rio de Janeiro: Graphia Editorial, 1993. p. 82-195.
MOTTA, Arthur. História da Literatura Brasileira. São Paulo: Editora Nacional, 1930.
MUZART, . L. A questão do cânone. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 85–93, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/5277. Acesso em: 6 jun. 2023.
NEVES, Helena. Mulheres na Primeira Guerra Mundial: mudança e permanências. E OUTROS ENSAIOS, 2015.
REZENDE, Daniela Leandro. Patriarcado e formação do Brasil: uma leitura feminista de Oliveira Vianna e Sérgio Buarque de Holanda. Pensamento Plural, n. 17, p. 07-27, 2016.
RIBEIRO, Arilda Ines Miranda. Vestígios da educação feminina no século XVIII em Portugal. São Paulo: Editora Arte & Ciência, 2002, p. 28.
RIO, João do. Lar de Artistas. In: Momento Literário. H. Garnier-Livreiro Editor, 1908.
SANCHES, António Nunes Ribeiro. Cartas para a educação da mocidade. Porto: Domingos Barreira, 1922, p. 190.
SODRÉ, Neson. História da Literatura Brasileira: seus fundamentos econômicos. Rio de Janeiro: Editora Graphia, 2004. 10.ed..
SOIHET, Rachel. Comparando escritos: Júlia Lopes de Almeida e Carmen Dolores. Caderno Espaço Feminino, v. 9, n. 10/11, p. 2002, 2001.
SOUSA, Moizeis Sobreira. Um breve atlas do romance português do século XVIII. Via Atlântica, São Paulo, N. 27, 327-71, Jun/2015, p. 357-71.
VERÍSSIMO, José. Estudos da Literatura Brasileira: 5ª série. 3. ed. São Paulo: Editora Itatiaia, 1977.
VERÍSSIMO, José. História da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves e Co., 1916.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Julia de Souza Lopes, Leandro Estevam Gonçalves, Letícia dos Montes Melo, Phablo Roberto Marchis Fachin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem aos autores do texto.