CLARICE LISPECTOR TOCA A VIDA COM AS ROSAS NO “CADERNO B” DO JORNAL DO BRASIL: O CASO DE “AS ROSAS SILVESTRES” EM DIÁLOGO COM OUTRAS ARTES LATINO-AMERICANAS
Palavras-chave:
“Rosas Silvestres”. Clarice Lispector. Vegetais. Crônica. Jornal do Brasil.Resumo
O presente artigo propõe uma reflexão da crônica “Rosas Silvestres”, de Clarice Lispector (1920-1977), publicada em 25 de maio de 1968 no Jornal do Brasil. Segundo a análise do período histórico, revela-se um escrito que aborda questões cruciais ao instinto de vida no contexto jornalístico, quando se vivia anos marcados por diversas violências institucionalizadas – Ditadura Civil Militar (1964-1985). Na análise que propomos de “Rosas silvestres”, dialogaremos com outras artes de mulheres latino-americanas, cujo objetivo é verificar o viés radical advindo do signo político vegetal.
Referências
BATAILLE, Georges. O Erotismo. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A Vertical das emoções: as crônicas de Clarice Lispector. Trad. Eduardo Jorge de Oliveira. Belo Horizonte: Relicário, 2021.
FAJARDO-HILL, Cecilia; GIUNTA, Andrea (Org.). Mulheres Radicais: a arte latino-americana, 1965-1980. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018.
LISPECTOR, Clarice. Rosas Silvestres. In: A Descoberta do Mundo. Rio de Janeiro: Rocco, p. 105-105.
LISPECTOR, Clarice. Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres. Rio de Janeiro: Sabiá, 1969.
LISPECTOR, Clarice. A Paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1964.
LISPECTOR, Clarice. A maçã no escuro. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1961.
LISPECTOR, Clarice. Água viva. São Paulo: Círculo do livro, 1976.
NASCIMENTO, Evando. O Pensamento vegetal: a literatura e as plantas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.
PEDROSA, Adriano; MOURA, Rodrigo (Org.). Quem tem medo de Teresinha Soares? São Paulo: MASP, 2017.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. Trad. Angela Côrrea. São Paulo: Contexto, 2007.
JARAMILLO, Carmen María. Em primeira pessoa: poética da subjetividade no trabalho de artistas colombianas, 1960-1980. In: FAJARDO-HILL, Cecilia; GIUNTA, Andrea (Org.). Mulheres Radicais: a arte latino-americana, 1965-1980. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018, p. 261-269.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fabrício Lemos da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).