Armandinho e o ano de 2020
COVID-19 e outros temas
DOI:
https://doi.org/10.47295/mren.v11i1.172Palavras-chave:
Linguagem dos quadrinhos, Armandinho, Tira cômica, Charge, COVID-19Resumo
A personagem Armandinho, famosa por problematizar e questionar a realidade do mundo adulto por meio de suas tiras publicadas em sua página oficial no Facebook, continuou a se posicionar criticamente frente aos desafios impostos pela pandemia de COVID-19. O objetivo principal é verificar de que maneira a personagem Armandinho, uma criação do cartunista Alexandre Beck, via os acontecimentos ocorridos em 2020, revelando seus posicionamentos sobre diferentes temáticas. A metodologia se pautou em cinco fases: 1) compilação das tiras do personagem Armandinho, publicadas na página do Facebook; 2) identificação dos temas nelas tratados (quantificação); 3) contextualização sócio-histórica das tiras em relação ao momento de produção; 4) levantamento bibliográfico para a construção do referencial teórico para a análise das tiras; 5) análise de base interpretativista das tiras. Com base nas ideias dos historiadores Harari (2020) e Schwarcz (2020), nas tiras analisadas, foi possível perceber a ausência de líderes no enfrentamento à COVID-19 e a importância desse momento na história recente do país e do mundo. Armandinho é uma personagem social, que se insere na sociedade brasileira e participa, por meio das tiras, de temas atuais e importantes.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v11i1.172
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).