Desvelamentos do discurso literário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mren.v11i1.14

Palavras-chave:

Discurso Literário. Leitura. Texto Literário.

Resumo

O objetivo central aqui perseguido é discutir fatores que possam auxiliar-nos no processo de leitura do texto de natureza literária, isto é, buscamos lançar luz sobre algumas possibilidades de apreço das obras de literatura. Para além do esquadrinhamento de categorias narrativas, como tempo, espaço, personagens, enredo, ensejamos observar como os elementos de uma estória, ou de um poema, por exemplo, projetam-se para fora daquilo que os instauram linguisticamente. Dessa maneira, interessa-nos investigar meios permissivos de suscitar os discursos que o texto literário abriga. Ainda, é de nosso interesse desmistificar determinadas ideias que bordejam e atingem a obra literária negativamente. A fim de alcançarmos nossos intentos, acionamos os estudos de Ezra Pound (2006), Alfredo Bosi (2015), Paul Zumthor (2010), Antonio Candido (2004), Terry Eagleton (2019), Zygmunt Bauman (2020), entre outros teóricos e críticos da literatura que também nos respaldaram no tocante às discussões às quais nos propomos neste trabalho. Com este estudo, foi possível observar que dilatar as perspectivas do texto literário, desestabilizando formas estanques de encarar as obras de literatura, pode dirimir noções que, por vezes, abrem abismos entre o leitor e a obra.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v11i1.14

Biografia do Autor

Eduardo de Lima Beserra, UFAL

Mestrando em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL-UFAL). Graduado em Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST). Tem interesse em Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa. Na graduação, estudou a poesia de Orides Fontela; no mestrado, continua dedicando-se à poesia oridiana e debruçando-se sobre a poética de Renata Pimentel. É integrante dos seguintes grupos de estudo e pesquisa: Literatura, Estudos Culturais e Socioambientais (GPLECS) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Educação (GEPLE).

Maria do Socorro Pereira de Almeida , UFRPE

Doutora em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Adjunta II da Universidade Federal de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST)

Downloads

Publicado

2022-03-30

Como Citar

Beserra, E. de L., & Almeida , M. do S. P. de . (2022). Desvelamentos do discurso literário . Macabéa - Revista Eletrônica Do Netlli, 11(1), 52–66. https://doi.org/10.47295/mren.v11i1.14