ANÁLISE VARIACIONISTA DO PORTUGUÊS DE MOÇAMBIQUE A PARTIR DA MÚSICA KIZOMBA: O CASO DE PRONOMINALIZAÇÃO “DESVIADA” E ORDEM PRONOMINAL

O caso de pronominalização “desviada” e ordem pronominal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mren.v12i4.1254

Palavras-chave:

Variedade moçambicana, pronominalização, ordem pronominal, música kizomba, afirmação identitária.

Resumo

À luz da análise morfossintática, o estudo, alicerçado no aporte da Teoria da Variação e Mudança (Weinreich; Labov; Herzog, 1968 [2006]), visa analisar a pronominalização e a ordem pronominal na música Kizomba moçambicana, bem como refletir sobre a apropriação de estruturas irreconhecíveis pela norma padrão europeia, com vista a construir hipóteses de possível busca de autonomização do falar dos moçambicanos. Assim, esse trabalho busca contribuir na descrição do Português de Moçambique (doravante, PM) nos diversos meios do seu uso e na construção de reflexões sobre o seu atual cenário. Para tanto, recorremos à sete (7) letras da música Kizomba de sete (7) músicos moçambicanos, acessadas no site Letras; no quadro teórico-metodológico usado foi importante o uso do programa computacional Goldvarb X (Robinson; Lawrence; Tagliamonte, 2001) para análises percentuais. Os resultados mostram uma pronominalização “desviada”, principalmente, na faixa etária dos 17-24 anos e uma categórica ou absoluta ocorrência da próclise, tanto em estruturas verbais simples quanto em complexas, independentemente de qualquer contexto frásico ou morfossintático. Esses resultados fazem-nos refletir que muito possivelmente seja, para os músicos, forma de ingresso ao contexto social de Moçambique, de afirmação identitária e de busca pela autonomia da variedade moçambicana, rompendo, deste modo, a cultura de língua padrão que desde muito vem assolando a comunicação dos moçambicanos.

Biografia do Autor

Bento Orlando Mutoba, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui licenciatura em Ensino de Português com Habilitação em Francês, pela Universidade Save _ Moçambique (2022) e Mestrando em Estudos Linguísticos na Universidade Estadual de Feira de Santana (2023), com pesquisa voltada a linha de Variação e Mudança do Português (Bolsita Capes).

Norma Lucia Fernandes de Almeida, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1992), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Referências

ARAÚJO, Silvana Silva de Farias; SILVA, Manoel Crispiano Alves. A Sintaxe dos Pronomes clíticos no Português em Feira Santana-BA: Uma comparação com o Português luandese, MACABÉA – REVISTA ELETRÔNICA DO NETLLI, CRATO, V. 8., N. 2., 2019, p. 563-584.

ARSÉNIO, Domingos Pedro. O Uso dos Pronomes Pessoais Retos e Oblíquos: um estudo de caso com alunos da 9ª classe do complexo Escolar Samora Moisés Machel da Província do Kwanza-Norte/Angola. Corvilhã, Artes e Letras, Universidade da Beira Interior, 2018.

CARNEIRO, Zanaide de Oliveira Novais. Colocação de clíticos em orações finitas em duas vertentes do português oral feirense: um contexto não variável. Em ALMEIDA, Norma Lucia Fernandes de et al (Org.). Variação Linguística em Feira de Santana – Bahia. Feira de Santana, UEFS Editora, Universidade Estadual de Feira de Santana, 2016.

COUTINHO, Eduardo Sales & TAVARES, Maurício Nogueira. Lusofônico: Diversidade da Música Lusófona em Programa de Rádio, INTERCOM, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2015.

CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Joao Sá da Costa, 2014.

GOMES,Victor. a pronominalização no Português da cidade de Xai-xai, Universidade Pedagógica, 2019.

LUNDBERG, Dan (2010), “Música como marcador de identidade: individual vs. colectiva”, in CÔRTE-REAL, Maria de São José (org.), Revista Migrações - Número Temático Música e Migração, Outubro 2010, n.º 7, Lisboa: ACIDI, pp. 27-41.

LIMA, Alexandre da Silva & SILVA, VANESSA, Alves Honorato da. A Arte na Construção da Identidade Cultural: Concepções e Materiais Didáticos favoráveis ao Ensino de Arte, CONEDU, Universidade Del Sol – Py, (s/d).

MIKOLAJCZAK, Sylwa, Características da variante moçambicana da língua portuguesa com base na análise morfossintática dos diálogos presentes nos romances e contos de Mia Couto, Studia Romanica Posnaniensia, Universidade Adam Mickiewicz 2019.

MILROY, J. Ideologias linguísticas e as consequências da padronização. In: LAGARES, X.; BAGNO, M. (Org.). Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2011. p. 49-87. MOURA, Auro Sanson, Música e Construção de Identidade: Pesquisa em andamento, Universidade Federal do Paraná.

ROBINSON, J.; LAWRENCE, H.; TAGLIAMONTE, S. Goldvarb 2001. A multivariate analysisapplicationforWindows. Disponível em: http://courses.essex.ac.uk/lg/lg654/GoldVarb2001forPCmanual.htm, acessado em: 4 de Agosto de 2023

SANTOS, Odair José Silva dos. Línguas em contato e diversidade linguística: o léxico regional na música gauchesca, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 225-238, Revista Digital do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, 2017.

VIEIRA, Maria de Fátima. A ordem dos clíticos pronominais nas variedades urbanas europeia, brasileira e são-tomense: uma análise Sociolinguística do Português no início do século XXI. 2016. Tese (Doutorado em Letras Vernáculas) do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas, Faculdade de Letras, UFRJ, Rio de Janeiro, 2016.

VIERA, Silvia Rodrigues & VIEIRA, Maria de Fátima. A ordem dos Clíticos Pronominais no Português de São Tomé e Português de Moçambique. Em BRANDÃO, Silvia Figueiredo. Duas Variedades Africanas do Português: variáveis fonético-fonológicas e Morfossintáticas. 04531-934 – São Paulo – SP – Brasil, Edgard Blücher Ltda, 2018.

WEINREICH, Uriel, LABOV, William.; HERZOG, Marvin. I. Fundamentos empíricos para uma teoria de Mudança linguística. Em LEHMANN, W. P.; MALKIEL, Y. (orgs.). Directions for historical linguistics. Austin: University of Texas Press, 1968. p. 97-195. Traduzido por Marcos Bagno, Parabola Editorial, Sao Paulo, 2006.

Biografia de Twenty Fingers, disponível em: https://youtu.be/FXC2vmVWDkU?si=i0oQ2C9TEyLfUqIi. Acessado em: 3 de Agosto de 2023

Biografia de Messias Maricoa, disponível em: https://youtu.be/ack4ieAHHWY?si=SPbtFB6xyE7vQt34. Acessado em: 3 de Agosto de 2023

Biografia de Filomena Maricoa, disponível em: https://youtu.be/ogYgw_Z0mtI?si=GwW1aCycC5YsAtNX. Acessado em: 3 de Agosto de 2023

Biografia de Percella, disponível em: https://youtu.be/ZJyLtR7Sbw4?si=Gn7Xj4zNClXVrabT. Acessado em: 3 de Agosto de 2023

Biografia de Tamyris Moiane, disponível em: https://youtu.be/5ISzMmm_dbs?si=yXUlL9Ii3BzmpkD7. Acessado em: 3 de Agosto de 2023

Biografia de Dikey Latify, disponível em: Acessado em: https://youtu.be/vv9cdpiK3WY?si=A0KJfJJh0A5ZtSOO. 3 de Agosto de 2023

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Mutoba, B. O., & Almeida, N. L. F. de . (2023). ANÁLISE VARIACIONISTA DO PORTUGUÊS DE MOÇAMBIQUE A PARTIR DA MÚSICA KIZOMBA: O CASO DE PRONOMINALIZAÇÃO “DESVIADA” E ORDEM PRONOMINAL: O caso de pronominalização “desviada” e ordem pronominal. Macabéa - Revista Eletrônica Do Netlli, 12(4), 31–51. https://doi.org/10.47295/mren.v12i4.1254