Leitura de poema em material didático de E.J.A

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mren.v11i1.102

Palavras-chave:

Poema. Livro didático. Leitura. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Resumo

O presente artigo é resultado de uma dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada, cujo tema é a abordagem da leitura de poema no livro didático “Caminhar e Transformar” Língua Portuguesa – Anos Finais do Ensino Fundamental –, do Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos – PNLD EJA. Esta pesquisa foi motivada pelo interesse da pesquisadora quanto à verificação da adequabilidade do livro didático de Língua Portuguesa às necessidades de leitura e de interpretação de poemas. O objetivo direciona-se a investigar em que medida as perguntas relacionadas aos poemas no livro didático em análise favorecem a compreensão de tais textos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, pois baseia-se em categorias teóricas alicerçadas na interpretação da pesquisadora a partir de documentos. Como referencial teórico, foram utilizadas a perspectiva sociocognitiva de leitura e a concepção de gênero discursivo bakhtiniano, amparadas respectivamente em Coscarelli (2002), Marcuschi (1996; 2008), Solé (1996), Bakhtin (1997; 2003; 2016), entre outros. Os resultados demonstram que as atividades de leitura de poema exploram pouco a compreensão do tema e os recursos da linguagem poética. Em vez disso, focam-se as propriedades estruturais do poema, a temática do capítulo e alguns tópicos gramaticais.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v11i1.102

Biografia do Autor

Rosemary dos Santos, Universidade de Taubaté

Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Pedagoga com habilitação em Administração Escolar: Universidade de Taubaté UNITAU (2005) Especialização em Psicopedagogia: Universidade de Taubaté UNITAU (2009) e Educação Especial e Inclusão: Faculdade Brasil (2013) Menção Honrosa: IX Encontro de Iniciação Científica e V Mostra de Pós-graduação da Universidade de Taubaté - (2004). Cursos de Aperfeiçoamento: Curso: Rompendo as Barreiras da Comunicação: LIBRAS - Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias - Universidade de Taubaté ( 2003) Curso: Diagnóstico Psicopedagógico; Coordenação: Edith Rubinstein; Docente: Sonia Maria Colli de Souza (2010). Curso: Intervenção Psicopedagógica; Coordenação: Edith Rubinstein; Docente: Edith Rubinstein (2011). Atuando na área Pedagógica e Psicopedagógica desde 2010 na Faculdade Dehoniana. Membro da Comissão do Processo Seletivo: 2007, 2008 e 2009 - Faculdade Dehoniana. Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA): 2013 e 2014 - Faculdade Dehoniana. Retomando Coordenação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) em 17.09.2021. Ouvidora da Faculdade Dehoniana de 2012 a abril de 2018. Retomando como Ouvidora da Faculdade Dehoniana em 2021. Professora/Pedagoga/Psicopedagoga colaboradora do Programa de Apoio ao discente (PAD) - Faculdade Dehoniana 2015 até a presente data. Membro da Comissão Permanente de Inclusão (COPIn): de 2016 até a presente data- Faculdade Dehoniana.

Downloads

Publicado

2022-03-30