Leitura de poema em material didático de E.J.A
DOI:
https://doi.org/10.47295/mren.v11i1.102Palavras-chave:
Poema. Livro didático. Leitura. Educação de Jovens e Adultos.Resumo
ResumoO presente artigo é resultado de uma dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada, cujo tema é a abordagem da leitura de poema no livro didático “Caminhar e Transformar” Língua Portuguesa – Anos Finais do Ensino Fundamental –, do Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos – PNLD EJA. Esta pesquisa foi motivada pelo interesse da pesquisadora quanto à verificação da adequabilidade do livro didático de Língua Portuguesa às necessidades de leitura e de interpretação de poemas. O objetivo direciona-se a investigar em que medida as perguntas relacionadas aos poemas no livro didático em análise favorecem a compreensão de tais textos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, pois baseia-se em categorias teóricas alicerçadas na interpretação da pesquisadora a partir de documentos. Como referencial teórico, foram utilizadas a perspectiva sociocognitiva de leitura e a concepção de gênero discursivo bakhtiniano, amparadas respectivamente em Coscarelli (2002), Marcuschi (1996; 2008), Solé (1996), Bakhtin (1997; 2003; 2016), entre outros. Os resultados demonstram que as atividades de leitura de poema exploram pouco a compreensão do tema e os recursos da linguagem poética. Em vez disso, focam-se as propriedades estruturais do poema, a temática do capítulo e alguns tópicos gramaticais.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v11i1.102
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).